A CERTEZA DA SALVAÇÃO

palavra Para Célula – Série: Chamados Para Ser Luz

Palavra 1

Nós somos Luz Para Os Povos. Essa é a visão de Deus para a nossa igreja; nós somos “chamados para ser luz”. Nessa série eu vou falar sobre o que isso significa em termos práticos. Nossa missão é ver todas as pessoas salvas, conectadas, curadas, libertas, discipuladas, equipadas e servindo.
Você não vai conseguir servir a Deus com eficiência, sem que você seja treinado. Mas será impossível te treinar para servir a Deus se você não for liberto e curado. Você não pode ser curado se não estiver no contexto da igreja e em comunhão com outros crentes, e não há como isso tudo acontecer sem que você seja salvo, e, finalmente, ninguém pode ser salvo se não houver “luz” … Deixe-me colocar isso desta maneira: Primeiro eu preciso SER (um cristão), segundo eu preciso PERTENCER (fazer parte da família de Deus), terceiro eu preciso ME TORNAR (tornar-se livre, curado e preparado), e quarto eu preciso MINISTRAR (servir outros)
Hoje vamos falar sobre o primeiro item da nossa missão; a salvação, ou melhor, vamos falar sobre a certeza da salvação.
Leia: 1Co1:18 / 1Co 3:15 / Ef 2: 8, 9 – Destaque as expressões: “sendo salvos”… “será salvo”… “foram salvos”.
Eu tenho uma pergunta pra você: Você está sendo salvo, você será salvo ou você já foi salvo?
Você está sendo salvo = ser aperfeiçoado (transformação da alma). Você precisa da graça e do perdão de Deus o tempo todo.
Você será salvo porque você receberá um corpo glorificado o qual vai ser sua forma eterna.
Você foi salvo porque o seu espírito já foi vivificado no momento em que você confessou a Jesus como o Senhor da sua vida.

A palavra grega para salvação é SOZO (sodzo) que significa “recriado por inteiro”. Isso significa que seu espírito, alma e corpo um dia serão restaurados por inteiro; nosso corpo será salvo, nossa alma está sendo salva, nosso espírito já foi salvo…
Como você pode saber com certeza que você é salvo?
Primeiro, você precisa saber o que não pode te salvar. Segundo você precisa saber o que pode te salvar e, terceiro, você precisa responder a pergunta chave.
O que não pode te salvar?
1- A Religião não pode te salvar
Mateus 23:27, 33 – vs. 27 “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície. vs. 33 “Serpentes! Raça de víboras! Como vocês escaparão da condenação ao inferno?
Os farizeis iam a igreja regularmente, devolviam o dízimo, oravam todos os dias, liam a bíblia todos os dias, jejuavam 2 vezes por semana e criam em Deus. Eles eram um exemplo de dedicação à vida religiosa, mesmo assim Jesus os repreendia constantemente e dizia que eles iam para o inferno.
A religião e não é suficiente para te salvar porque é a tentativa do homem se salvar através de obras, mas a salvação não pode ser conquistada, ela precisa ser recebida, ela é um presente de Deus pra nós.
2- Crer é necessário, mas não é suficiente para te salvar
Tiago 2:19 Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem.
Muitos ‘crentes’ ainda não são salvos. Existem muitas pessoas que creem em Jesus, creem na sua obra na cruz, mas nunca submeteram suas vidas ao senhorio de Jesus.
Mateus 7:13,14 – Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição (inferno), e são muitos os que entram por ela. Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida (céu)! São poucos os que a encontram”
Uma coisa fica clara aqui: Jesus está sendo muito claro em dizer que há muitos indo pro inferno e poucos indo para o céu.
Lembre-se, nem todo crente é salvo. Crer em Jesus é necessário, mas não é suficiente, para ser salvo. Você precisa fazer de Jesus o Senhor da sua vida.
3- Fazer a obra de Deus não pode te salvar
Mateus 7:21-23 “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!

A mensagem aqui é bem clara…
Jesus está falando para aqueles que o chamam de ‘Senhor’ – os cristãos! Jesus está falando que MUITOS deles nunca O conheceram. Jesus está falando que muitos cristãos que estão engajados na linha de frente da obra de Deus (profetizando, pregando, libertando pessoas, etc) nunca se encontraram com Ele.
Deixe-me te fazer uma pergunta difícil de responder: Se MUITAS pessoas que estão ativamente engajadas na obra de Deus nunca entregaram suas vidas ao senhorio de Jesus, quantas mais que nem frequentam a igreja estão na mesma situação?
O que pode te salvar?
A graça de Deus
Ef 2: 8, 9 “Pela graça sois salvos e isso não vem de vocês, é presente de Deus.” Você precisa entender que a salvação é um presente. Não vai haver ninguém no céu que mereceu estar lá. Ninguém foi bom o suficiente para conquistar a salvação. Todas aqueles que estarão no céu vão entender plenamente que eles só chegaram lá unicamente pela graça de Deus.
Romanos 11:6 E, se é pela graça, já não é mais pelas obras; se fosse, a graça já não seria graça. O que Paulo está explicando é: se a salvação é um presente, então você não pode pagar por ela, você não pode merece-la, caso contrário, deixa de ser um presente.
Aprenda isso de uma vez por todas: Você não pode fazer nada para ‘merecer’ a salvação!

Como você pode ter certeza de que você vai pro céu? Você já sabe o que não pode te salvar e sabe o que pode te salvar, mas você ainda precisa responder as 3 perguntas chaves para ter certeza se você é realmente salvo… E esse é o assunto da semana que vem!

 

Bispo Jonatas Silveira

Publicar um comentário