CHAMADOS PARA SER LUZ

Nossa visão é ser Luz Para Os Povos. Nossa missão é ver todas as pessoas salvas (SER), conectadas e discipuladas, (PERTENCER), curadas, libertas, (TORNAR-SE), equipadas e servindo (CONSTRUIR).

A primeira parte desta série fala sobre a certeza da salvação. Como posso saber se eu sou salvo?

– Primeiro, você precisa saber o que não pode te salvar: 1- A Religião não pode te salvar – Mateus 23:27, 33 – Farizeus aplicados na religião, mas perdidos em relação a salvação. 2- Crer em Jesus é necessário, mas também não é suficiente para te salvar (Tiago 2:19). 3- Fazer a obra de Deus não pode te salvar (Mateus 7:21-23 – Jesus jamais conheceu pessoas que estão na linha de frente da igreja)

– Segundo, você precisa saber o que pode te salvar. A Graça – Ninguém vai estar no céu por merecimento. Efésios 2:8,9 Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie

– Terceiro, (que vamos falar hoje) – Você precisa responder 3 perguntas chave.

Concluimos ao final da lição passada que você só é salvo quando você entrega a sua vida ao senhorio de Jesus. A Bíblia chama isso de ‘nascer de novo’. Para saber se você já nasceu de novo, você precisa responder as 3 perguntas chave.

Introdução
Leia João 3:17 (enfatizar: ”Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”)
Como eu posso nascer de novo? Como posso ter certeza da salvação?

2 Alertas:
1- Examine-se a si mesmo (2Cor 13:5)- Nunca tente descobrir se outra pessoa é salva: Você é a única pessoa que pode saber se você é salvo. Nunca tente responder essas perguntas por outra pessoa. Nunca tente separar o joio do trigo.
2- Tenha um teologia bíblica de salvação – Nunca formule uma teologia de salvação baseando-se na experiência de pessoas que você conhece, pois você não pode saber o que aconteceu no coração dessas pessoas; você nunca poderá saber se elas realmente foram salvas. Lembre-se: crer em Jesus, fazer a obra de Deus e praticar disciplinas espirituais não podem salvar o homem.

Pergunta chave N.1: Quem está no controle?
Você só pode ser salvo quando admite que é pecador e decide entregar o controle da sua vida a Jesus. Para nascer de novo é necessário que você chegue a este ponto de entregar o controle da sua vida a Jesus. O que significa dizer que Deus está no controle? Romanos 8:14 – “porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.” Deus jamais vai te controlar; Ele te criou para ser livre e por isso te deu livre arbítrio. Deus só estará no controle da sua vida se você, voluntariamente submeter a sua vontade à vontade de Deus para obedecê-lo em tudo. Muitas pessoas creem em Jesus, mas nunca se renderam ao senhorio de Jesus. Eles continuam vivendo suas vidas ignorando a opinião de Deus sobre vários aspectos da vida.
A evidência do novo nascimento não é a perfeição, mas é a disposição do coração em submeter todas as áreas da sua vida à vontade de Deus.

Pergunta chave N.2: Qual a inclinação do seu coração?
1 Coríntios 6:17 / 1 João 2:15 / 2 Coríntios 5:17
A inclinação do seu coração é uma evidencia da natureza que opera dentro de você. Antes de nascer de novo, a natureza do pecado é o que determina as nossas atitudes. A velha natureza, a natureza do pecado, a qual herdamos de Adão pelo nascimento natural, faz com que a inclinação do nosso coração seja sempre para o pecar. Podemos dizer que nascemos programados para pecar. Por mais perseverante que uma pessoa seja, ela nunca vai conseguir vencer a natureza que está dentro dela. Eventualmente, ela sempre vai voltar àquilo que foi programa para fazer – pecar.
Quando nascemos de novo, o Espírito Santo se une ao nosso espírito e transforma a nossa natureza, nos transformando em Nova Criatura. Quando isso acontece, tudo muda. A vida de Deus passa a operar dentro de nós e perdemos a fascinação pelo pecado e pelo mundo (evidencia de novo nascimento). É como se você fosse reprogramado, você recebe um novo software cujo o programa é “viver para cumprir a vontade de Deus”. Esse era o programa original instalado por Deus no homem. Adão e Eva foram criados com esse programa, então a inclinação do coração deles era para agradar a Deus. Qual a inclinação do seu coração?

Pergunta Chave N.3: Sua vida foi transformada?
1 João 2:27 – “Quanto a vocês, a unção que receberam dele permanece em vocês, e não precisam que alguém os ensine;”
Transformação é uma das evidencias do novo nascimento.
Porque eu deixei isso por último? Por que a responsabilidade da transformação não é sua, mas de Deus.
O texto de Ezequiel 36:26-28 diz exatamente como isso acontece. “E dar-vos-ei um coração novo (nova natureza), e porei dentro de vós um espírito novo (um novo programa); e tirarei da vossa carne o coração de pedra (velha natureza), e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito (novo nascimento – compare com: 1 Coríntios 6:17), e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis (senhorio de Jesus). E habitareis na terra que eu dei a vossos pais e vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus.”

Veja, a sua parte é entregar o controle da sua vida a Deus. Quando você dá o controle a Deus, ele te transforma.

Conclusão: Você não precisa viver em dúvida se é salvo ou não. Você pode entregar sua vida para que Jesus seja seu Senhor e Salvador hoje mesmo. Lembre-se disso: Jesus não pode ser seu Salvador, se Ele não for o seu Senhor. Não há salvação sem rendição completa e absoluta.

– Conduza as pessoas a fazer uma oração de entrega ao senhorio de Jesus.

Publicar um comentário