FIRMEZA

Leitura bíblica: Êxodo 32:1-10

Nossa leitura apresenta um cenário no Monte a sós com Deus; ao pé do monte, seu irmão Arão com o povo de Israel. Moisés, temente a Deus, recebe a mensagem do Senhor; Arão , temendo o povo, cede aos caprichos da multidão.

O povo quer festejar, mas não sem alguma religião! Então Arão dirige um culto a um deus moldado por ele – a imagem de um animal, como os povos vizinhos tinham. Mas, agradando ao povo, compromete a segurança de todos, pois ficaram sujeitos ao juízo de Deus (v 10)

Como foi que o porta-voz de Moisés cometeu tamanho erro? Ele acompanhou o irmão perante o faraó e viu dez sinais inéditos com os quais Deus convenceu a nação a deixar o povo de Israel partir para o deserto, onde viveu a experiência de ser guardado pelo Senhor. Se Arão tivesse mantido sua posição firme em face da oposição, o povo não teria obedecido? Se Arão tão somente permanecesse firme na palavra do Senhor: “Não terás outros deuses além de mim”(20:3), tudo poderia ter sido diferente com o poder de Deus ao seu lado. Não teríamos aquela mancha negra na história de Israel.

O versículo em destaque faz parte das qualidades que Paulo desejava para os dirigentes das igrejas na ilha de Creta: deveriam apegar-se à mensagem bíblica que aprenderam para encorajar os irmãos e refutar os erros. Se você é cristão, precisa zelar pela sua firmeza na Escritura Sagrada sem vacilar. Um descuido pode comprometer o seu testemunho. Não há lugar para um pequeno desvio “conveniente” seguindo por uma ligeira “reconciliação”. É preciso apegar-se diariamente a alguma porção da Bíblia para a sua firmeza espiritual, o melhor caminho para uma vida abençoada e digna do nome de Cristo. Ele permanece fiel, sempre ao seu lado para ensinar, guiar e confortar. Aos que permanecerem firmes na fé, ele promete a vida eterna em sua presença – TL

 

Fé firme – vida diária firme

Publicar um comentário