OS ATOS DE UM CORAÇÃO AMOROSO

Hoje, na nossa última palavra, fecharemos o assunto com um aspecto muito importante. Vamos falar de um amor que nunca desiste. (1 Co 13:7-14). Uma qualidade de amor assim só pode vir de Deus. (Salmos 136:1)

Um amor cuja resistência não tem limites e nunca para de confiar e pode superar qualquer coisa. Hoje vamos por um caminho diferente. Vamos falar de alguns hábitos que você precisa adquirir na sua vida, para que a fonte do seu amor nunca seque.

Se você não desenvolver atos de amor, você nunca vai desenvolver esse tipo de amor em sua vida. E você ainda pode me perguntar: “Mas com quem eu vou aprender esses hábitos?”. É observando a vida de Jesus. Olhando para Jesus, você vai descobrir um modelo, um exemplo que amor. Existem coisas que Jesus sempre faziam, e essas coisas eram segredos de um amor duradouro.

  1. Desenvolva hábitos de renovação física!

Quando estamos cansados tudo parece “maior”, você fica mais irritado, mais intolerante. Existe até um dizer popular: “Tá nervoso? Vai pescar!”, mas esse dito popular diz isso porque pessoas irritadas precisam de descanso, para melhorar. Muitas vezes estamos irritados, impacientes e isso não tem nada a ver com problemas espirituais, você só está cansado. Alguns hábitos de renovar fisicamente, podem ajudar. A bíblia também dá algumas dicas de saúde. Hábitos como: a) Você precisa descansar! É o primeiro princípio da restauração física. A bíblia não só fala de descanso, como a bíblia ordena o descanso.  Veja os versículos de Salmos 127:2, é um tipo de versículo que algumas pessoas precisam relembrar sempre. O descanso é algo tão importante, que Deus o colocou em sua “lista do top 10” (Os dez mandamentos), junto com não matar, não adulterar e etc.

Junto com a lista está a ordem que Deus nos dá para o descanso. Você precisa de um dia, para se abster de todas as atividades de trabalho. Não para dormir o dia todo, mas para descansar e recompor as energias.

Uma das coisas mais espirituais que você pode fazer, é tirar um dia de falar com Deus, de descanso. Muitos estão constantemente cansados, e muitos acham que muito trabalho é espiritualidade, mas não é. b) uma boa alimentação e exercício físico também são importantes! Na bíblia nos ensina que nosso corpo é templo do Espírito Santo e também ensina que devemos honrar a Deus com o nosso corpo. E isso mantem sua produtividade maior, e isso inclui amar as pessoas. São hábitos para estar bem fisicamente.

  1. Renove-se emocionalmente!

Quando o seu “tanque” emocional está em um nível baixo baixo, o seu amor também estará baixo. Isso pode afetar a sua habilidade de amar as pessoas. Para recarregar as baterias emocionais?: a) Tenha um tempo para você. Isso é confirmado em Marcos 6:31, quando Jesus convida os discípulos para tirar um tempo de descanso com os discípulos. A sua alma e emoções drenam suas energias físicas também, então você precisa de um tempo para se avaliar, de estar sozinho e refletir. Pare para pensar. Pare para ouvir a voz de Deus. B) tenha um tempo de lazer! Ter tempo de lazer ajuda a renovar energias emocionais. Precisamos desse tempo para renovar energias, com algo que gostamos de fazer, e precisamos encontrar um tempo para isso. (Lc 7:34-35) Jesus veio, “curtindo” a vida, ele veio viver o ministério mas ele sabia curtir a vida também. c) O habito de rir nos faz renovar. (Pv 17:22)Muitos estudo científicos mostram que rir nos faz sentir melhor, porque a química no cérebro muda e isso é um ótimo modo de recarregar as energias.

  1. Crie o Hábito de manter-se espiritualmente saudável!

a)O tempo a sós com Deus (2 Co 4:16) é muito importante. Como uma pessoa pode ser renovada diariamente? Tendo “TSD” (Tempo a sós com Deus). Quero te desafiar a começar! Pegue sua bíblia, ore, anote, escute, comece separando 10 minutos para Deus, encontre um lugar calmo e reservado para falar com Deus. Crie um tempo com Deus, entre você e Deus.

Eu sugiro que escolha um livro prático da bíblia, que falam sobre amor de preferência. Leia, anote o que o Senhor falar com você por aquela leitura e desenvolva o hábito de ter um Tempo a Sós com Deus. Isso melhora nossos relacionamentos. Passar tempo na presença de Deus nos transforma. B) Você precisa estar também em uma célula. O grupo menor é vital para o seu crescimento espiritual. Converse, compartilhe sobre a palavra, faça visitas (isso também é célula). Não dá, muitas vezes, de relacionar com todos os membros da igreja, mas podemos nos relacionar com nossos irmãos de células (Ec 4:9).

Sempre participei de grupos pequenos, desde os 15 anos de idade, não tenho como descrever a diferença que isso fez na minha vida!

Vi muitos problemas, eu mesmo já passei por muitos, mas as pessoas daquele grupo sempre ajudavam uns aos outros. Os meus maiores amigos hoje, já foram líderes de célula junto comigo. É assim que descobrimos que somos melhores juntos. C) o hábito da adoração (Sl 59:16). A adoração pode nos resgatar espiritualmente, cantando, conectando com o Criador. Nem consigo lembrar quantas vezes já me esgotei por ir de reunião em reunião, compromissos atrás um do outro. Exalte, agradeça ao Senhor! Você precisa desses hábitos na vida, para que tenha uma vida sadia!

Você não vai conseguir amar ninguém sem esses hábitos desenvolvidos e consolidados. Jesus diz em Mt 11:28; “Venham a mim todos os cansados e sobrecarregado e eu vos darei o descanso”, nos momentos mais cansativos, mais tensos é que precisamos do amor de Deus. Assim podemos ver também o amor de Deus através de nós.

Construa um amor que tudo crer, tudo espera e tudo suporta!

A qualidade do seu relacionamento com Deus, determina a qualidade de todos os outros relacionamentos que você tem! Nosso relacionamento vertical, afeta nossos relacionamentos horizontais.

Porque Ele nos amou, amamos os outros. Você precisa abrir o seu coração!

Esta mensagem está disponível também em vídeo, pelo link: https://youtu.be/7FjKxH3Yq8I

Bispo Jonatas Silveira

Publicar um comentário